
Professores, médicos, médicos veterinários, advogados que possuem mais de um vínculo empregatício… O que mais acontece é a fonte pagadora reter o INSS indevidamente.
Se você recebe acima do teto do INSS (R$6.433,57 para 2021), provavelmente uma de suas fontes está retendo o inss incorretamente. Isso acontece, porque geralmente não há comunicação entre as fontes pagadoras (geralmente quem faz a folha de pagamento, se não é avisado sobre isso, vai reter o inss e irrf sobre as informações que ele possui, ou seja, da empresa na qual ele trabalha); ou o profissional não as comunica sobre tais vínculos (é dever do profissional avisar as fontes pagadoras).
Como a maioria dos profissionais liberais não fazem Carnê Leão (livro caixa) mensalmente (e o correto é fazer, conforme as leis vigentes), muitas vezes passa batido essa informação. E quando vai fazer imposto de renda, acaba pagando bem mais do que deveria. É importante ter um acompanhamento mensal do seu contador, para que isso não aconteça!
E como faz para saber se há créditos previdenciários a recuperar? Para saber disso, deve-se fazer uma auditoria dos recolhimentos de inss dos últimos 5 anos. Por isso, é de suma importância contratar profissionais especializados na área de recuperação de créditos tributários, pois estes possuem as ferramentas e conhecimento necessário, para que você possa recuperar esses créditos de forma legal, segura e confiável.
Nós, da Solução Contabilidade Consultiva, temos profissionais capacitados, e fazemos esse diagnóstico gratuitamente!
Se quiser saber mais, entre em contato conosco!