Você já deve ter ouvido falar na Matriz SWOT ou Análise SWOT, que costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o seu modelo de negócios.
A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as melhores oportunidades.
Mas afinal, o que significa SWOT? É a sigla formada pelas iniciais das palavras:
- Strengths (Forças);
- Weaknesses (Fraquezas);
- Opportunities (Oportunidades);
- Threats (Ameaças).
Essas palavras identificam quais análises são feitas: as forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que deseja implementar em 2022.
São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.
O resultado da análise desses fatores é uma matriz 2×2, chamada de Matriz SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos/externos e positivos/negativos.
Assim, ao olhar para dentro e fora da empresa e para o que é positivo e negativo, você obtém um panorama completo dos fatores que podem determinar o sucesso do seu projeto.
No ambiente interno é possível ter o controle de tudo que o envolve, como a capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, gestão de projetos entre outros. Dentro do ambiente interno deve-se analisar as forças e fraquezas. Para entender melhor, considere que você precisa avaliar critérios como:
- A localização;
- O tempo de mercado;
- A reputação;
- Os recursos financeiros;
- Os recursos humanos, as competências específicas da equipe;
- O marketing/a mídia;
- A gestão;
- O acesso à matéria-prima;
- A capacidade de operação;
- Os ativos, como os imóveis, os materiais e os equipamentos (a qualidade da tecnologia);
- O atendimento;
- A produção;
- A criação;
- O relacionamento estratégico com grandes empresas;
- O tráfego, o portfólio dos clientes.
- Forças;
Em forças, são analisados fatores como: o que faz com que os clientes optem por determinado negócio; qual disponibilidade de recursos imprescindíveis para a manutenção dos serviços ou produtos; o que diferencia o negócio dos demais, entre outros.
- Fraquezas;
Já nas fraquezas, pense em questões internas que podem ser ruins para o negócio, tais como: altos custos com transporte; maiores gastos com a manutenção de equipamentos, colaboradores com valor/hora mais caro etc.
- Oportunidades;
É o momento de indicar quais são as mudanças no mercado que, de alguma forma, são positivas para o cliente, como fatores econômicos, oportunidades que estão surgindo e mudanças do mercado que podem favorecer seus clientes.
- Ameaças;
Por último, temos as ameaças, o cenário no qual se concentram todos os fatores desfavoráveis para a empresa. Assim, além da ausência de controle sobre as questões, elas se apresentam como grandes ameaças para o negócio.
Quais as principais vantagens da matriz SWOT?
No momento em que se tem mapeadas situações de risco e oportunidades no mercado, assim como os pontos fortes e fracos em relação aos seus concorrentes, é formado um panorama da empresa.
Além de proporcionar uma visão geral, existem outras vantagens percebidas por quem utiliza a análise SWOT.
Posição estratégica
A análise dos ambientes e o levantamento das características da empresa facilitam para que os gestores identifiquem a posição estratégica do negócio.
Saber como a empresa está posicionada no mercado, assim como comparar a sua atuação com as demais opções disponíveis, são vantagens que podem ser analisadas com a matriz SWOT.
Melhora dos serviços e produtos
Diante do levantamento de informações feito para a matriz SWOT, outra vantagem é percebida: a possibilidade de identificar melhorias no portfólio do cliente.
Ajustes nos serviços oferecidos, por muitas vezes, estão de fácil acesso para pôr em prática, mas não são identificados por falta de visão mais analítica da empresa. Nesses casos, a ferramenta auxilia para apontá-los a fim de desenvolvê-los.
Insights para solucionar problemas
É muito comum que problemas apareçam e se configurem na matriz SWOT, principalmente quando os pontos fracos são apontados.
Seja no fluxo de processos internos, na distribuição de tarefas e, até mesmo, na abordagem da empresa, as dificuldades detectadas durante a utilização da ferramenta podem ser tratadas com ações específicas para serem solucionadas.
Oportunidade para novos produtos
A inovação é uma vantagem competitiva que dá destaque para empresas que investem nesse fator. Com a matriz SWOT, tendências para criar produtos também podem ser mapeadas.
Tomada de decisão estratégica
A análise da matriz SWOT pode ajudar na decisão. Afinal, a ferramenta mostra um panorama da empresa, ok?
Assim, vamos lembrar que para inovar não é preciso, necessariamente, provir de grandes tecnologias e investimentos altos. Desenvolver novas ou melhores soluções já é um GRANDE passo para o seu futuro projeto de inovação!