A compreensão da diferença entre faturamento e lucro, são essenciais para o sucesso de qualquer tipo de negócio.
Na realidade, é a gestão dessas duas variáveis que vai ajudar sua empresa a crescer de forma saudável e manter a lucratividade. Apesar desses dois conceitos serem de fácil entendimento, costumam confundir a cabeça de muitos empreendedores que pensam que se trata da mesma coisa.
O faturamento pode ser entendido como o somatório de todo o dinheiro que entrou no caixa da empresa em determinado período, seja ele diário, mensal, trimestral, semestral ou anual. Ou seja, todo o dinheiro proveniente da venda de bens e serviços, quando somado, é o faturamento da sua empresa.
Já o lucro é o resultado final da empresa depois de considerarmos todas as vendas, os custos de produção e todo tipo de despesa que abrange seu funcionamento. É essencial para avaliarmos nossas expectativas, se temos uma operação que justifica todo o tempo e dinheiro investido e se as decisões tomadas estão gerando resultado positivo.
Por que conhecer a diferença entre faturamento e lucro da empresa?
O maior segredo para o sucesso de um negócio é fazer um bom planejamento e estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazos. Desta forma, você não é pego de surpresa com nenhum imprevisto, pode estipular metas de investimento e crescimento e sabe o que esperar financeiramente da sua empresa.
No entanto, para fazer um planejamento realmente eficaz é preciso conhecer a fundo o funcionamento do negócio, é necessário entender os conceitos de faturamento e lucro, além de conhecer cada um deles nos períodos estabelecidos pela gestão.
Ao descobrir o faturamento e o lucro da sua empresa no passado, você pode utilizar esses dados históricos para saber o que esperar de um determinado período, e assim prever quando será possível realizar investimentos, contratar novos funcionários ou programar uma expansão do negócio, por exemplo.
Como aumentar os lucros utilizando indicadores de desempenho?
Para aumentar a lucratividade da sua empresa, você também pode utilizar alguns indicadores de desempenho, um deles é o EBITDA (Lucro Operacional). O EBITDA é o lucro antes de impostos, taxas, depreciação e amortização, é o indicador de força de caixa que nos indica o quanto a operação sozinha é capaz de gerar recursos. É uma avaliação de saúde operacional e o quanto de caixa pode ser gerado pelo negócio, por isso interessa muito aos investidores e sócios. O percentual do EBITDA nos diz qual o percentual da receita que de fato vira caixa, que de fato é revertido em recursos financeiros.
Não se esqueça!
Agora sabendo da importância dessas informações para os resultados da sua empresa, converse com seu contador e saiba como aumentar os lucros da sua organização e consequentemente, você terá a chance de potencializar seus resultados construindo um negócio sólido e próspero.